Quem somos?
O colégio Yeshua foi criado por um grupo de professores preocupados com a Educação dos jovens, tendo como lema “Educação com Responsabilidade”, no dia 10.11.1988. O nosso Colégio faz um trabalho dedicado aos estudantes do Ensino Fundamental II e Médio, visando oferecer lhes atividades educativas suficiente a capacitá-los a assumir posição de cidadão na sociedade.
Equipe Fundadora: Domingos Ferreira dos Santos, Eliete Ferreira dos Santos, Hilário Hipólito da Cruz e Marlene Santos Hipólito da Cruz.

Breve Histórico
O Colégio Yeshua foi fundado, em 1988, pelos professores Domingos Ferreira, Eliete Ferreira, Hilário Hipólito, Marlene Hipólito, José Carlos, e Múrcia, desistindo os dois últimos, em 1990, engajaram-se em outros projetos. Estes professores fundadores, todos docentes da rede pública estadual de ensino, preocupados com a fraca qualidade do ensino que o Estado oferecia nos anos 80, entenderam que, como cidadãos transformadores, deveriam fazer alguma coisa capaz de mudar aquela situação educacional. Assim é que, em 10 de novembro de 1988, nasceu o Centro Educacional e Cultural Christus, entidade mantenedora do Colégio Christus no bairro de Mussurunga, Salvador, Bahia, transformado desde o ano de 2009 no atual Colégio Yeshua.
Inicialmente, o Colégio Christus, com muita dificuldade, ministrava apenas as turmas de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental, já com autorização da Secretaria e Estadual de Educação para funcionar. Após diversas e seguidas renovações desta autorização, obteve, em 2009, o credenciamento definitivo do Conselho Estadual de Educação para funcionamento do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio.
Durante os cinco primeiros anos, o estabelecimento funcionou na residência dos professores Hilário e Marlene, no mesmo bairro, mudando, em 1993 para a sua sede própria situada no Setor E, caminho 4, nº 07, Mussurunga I, Salvador, Bahia, e em, 2008, passou a contar com duas Unidades.
O nome Colégio Christus se reporta a revolução que a pessoa de Jesus Cristo imprimiu em todos os parâmetros da sociedade no que diz respeito ao ensino transformador. A sua atual mudança de Christus para Yeshua mantém inalterado o mesmo princípio transformador.

Orientação Educacional
A Orientação Educacional é um dos setores responsáveis pela integração tripé família, aluno e a escola (corpo técnico / administrativo). Mergulhado num processo dinâmico, contínuo e sistemático, integrado em todo o currículo escolar, buscando entender o aluno, como um ser global em seus aspectos biopsicosociais num desenvolvimento educacional e vocacional na instituição de ensino.

No Colégio Yeshua, a orientação educacional busca desenvolver atividades:

Junto aos alunos
Realiza sessões de orientação com cada série, propondo temas reflexivos sobre o universo do adolescente, através da exploração de textos, trabalhos em grupo, vídeo, filmes, debates entre outras atividades, com o propósito de contemplar os objetivos propostos e as necessidades e interesses da faixa etária a ser trabalhada;
Participa dos eventos da escola;
Observa o desempenho escolar, realizando atendimentos individuais e/ou pequenos grupos, dando orientação para o bom andamento escolar;
Organiza murais informativos em sala e pátios, visando atender o interesse dos alunos;

Junto as famílias
Oferece subsídios capazes de orientá-las no tocante a melhor compreender os princípios subjacentes à tarefa de educar os filhos, para sua maior auto realização;
Garante o nível de informações a respeito da vida escolar dos alunos, interpretando dúvidas e questionamentos;
Participa das reuniões de pais e organiza o plantão pedagógico com as famílias e professores.

Junto aos professores
Participa das reuniões de planejamentos anuais dos professores,
contribuindo na efetivação do trabalho;
Divulga o perfil das classes, refletindo como melhor trabalhar com as mesmas;
Cria estratégias comuns entre os professores, coordenação e orientação para o melhor atendimento ao aluno;
Realiza atendimentos individuais e/ou grupo nas reuniões de planejamento, visando para receber ou fornecer informações necessárias dos alunos;
Analisa e avalia os resultados quantitativos e qualitativos dos alunos, das classes junto à coordenação para posterior encaminhamento;
Participa das reuniões de coordenação, quando solicitada;
Participa na preparação e realização dos Conselhos de classe;
Participa dos eventos da escola;
Organiza e participa junto à coordenação das atividades extra-curriculares.

Visão e Missão
Proporcionar educação com responsabilidade na busca de uma aprendizagem significativa, através de troca de experiência com alunos, pais e comunidade em geral, colaborando na construção de cidadãos e sociedade formando empreendedores críticos e transformadores.
Ser o referencial em qualidade na educação básica, para a região norte de Salvador.